quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

Palm ou Pocket PC?

Se você leu o texto anterior, “Palm. Por Que Você Deve Ter Um” ou já pesquisou sobre o assunto, deve saber que o termo Palm, apesar de ser utilizado como sinônimo para qualquer computador portátil que caiba na palma da mão, é na verdade uma marca de propriedade da empresa PalmOne, fabricante de apenas parte dos modelos desse tipo de dispositivo, disponíveis no mercado. Conhecer as diferenças básicas entre um Palm (fabricado pela PalmOne) e um Pocket PC (fabricado por outras empresas) é fundamental na hora de escolher seu futuro equipamento. Além disso, é importante avaliar o desempenho da máquina, design, duração da bateria, capacidade de armazenamento, etc.

Por enquanto, vamos falar apenas sobre algumas características que diferenciam Palms e Pocket PCs. A principal delas é o sistema operacional. Enquanto Palms rodam Palm OS (sistema desenvolvido pela própria PalmOne), Pocket PCs em sua maioria trabalham com uma versão do sistema operacional Windows, chamada Windows Mobile. Por muito tempo o Palm OS foi reconhecidamente superior ao Windows Mobile (antes chamado de Windows CE), tanto em desempenho como em estabilidade. Além disso, havia uma infinidade de aplicativos desenvolvidos somente para esse sistema operacional já que durante anos o mercado foi dominado quase que exclusivamente pela PalmOne. Hoje o cenário é outro. O Windows Mobile amadureceu e muitos afirmam que ele já supera o Palm OS em vários aspectos. Alguns dos principais programas médicos, antes disponíveis somente para a plataforma Palm, foram reescritos para rodar também nos Pocket PCs. As maquinas Windows contam ainda com versões reduzidas do Word, Excel e Power Point, criadas pela própria Microsoft, além de compatibilidade com programas bastante populares como o Skype.

Se você procura um equipamento que rode 99% dos aplicativos médicos disponíveis para portáteis, escolha o Palm. Caso prefira editar seus arquivos sem a necessidade de instalação de programas de terceiros, falar pelo Skype ou MSN usando o próprio dispositivo e instalar apenas os principais programas de medicina, opte pelo Pocket PC. Os dois sistemas suportam visualização de livros virtuais (e-books), reprodução de vídeo e MP3, navegação pela Internet além de contarem com aplicativos de gerenciamento de agenda telefônica e compromissos.

Na próxima matéria falaremos sobre desempenho, expansibilidade, conectividade, principais recursos e relação custo-benefício de Palms e Pocket PCs. Para ajudar na escolha, colocarei também algumas referências sobre os modelos mais vendidos aqui no Brasil.

32 comentários:

  1. Pretendo comprar um "palm" logo logo, e espero ansiosa pela(s) proxima(s) materia(s) para fazer minha escolha. Parabens pelo trabalho, muito util para os leigos em computaçao como eu =)

    ResponderExcluir
  2. Estamos apresentando um novo sistema para pocket pc, contendo toda a tabela de medicamentos genéricos da ANVISA (7.200), tabela AMB 92 e CID 10. tudo em um sistema.
    Faça-nos uma visita e veja porque o Tables 2007 é o melhor software de gestão de medicamentos ! Versões para Pocket PC 2003 e WM2005

    Http://ac-software.com

    ResponderExcluir
  3. gostaria de receber um e-mail sobre os programas disponiveis na área médica para o palm treo 680

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo site, poderia me enviar um email aonde encontrar programas na área médica em português no sistema Pocket PC?

    ResponderExcluir
  5. Acabo de ganhar um pocket pc e gostaria de saber onde encontro programas na area medica, de preferencia em portugues. Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho um PocketPC e já tive Palm. Hoje, todos os sites que vendem programas médicos para Palm, que eu conheço, vendem para PocketPC, mas o inverso não é verdadeiro (veja o PDAMED.com). Acho que a tendência agora é o PocketPC desbancar a Palm. E só sobre o comentário de que um palm poderia ser mais estável que o PocketPC, na minha esperiência o pocketPC se saiu melhor. Eu não troco de volta! A única desvantagem é que como MUITA gente tem Palm, os programas 'piratas' pra palm são mais fáceis de achar que para PocketPC, mas eu recomendo os médicos e estudantes comprarem os programas até para incentivar esta indústria que está só começando.

    ResponderExcluir
  7. Ola, comprei um HTc Touch q trabalha com windows mobile 6. gostaria de saber onde pego programas de medicina compativeis com ele.
    obrigada

    ResponderExcluir
  8. glauco francesco oliveira27 de dezembro de 2007 às 07:42

    gostaria de saber quais os sites que disponibilizam programas ou textos medicos para PALM TX. Grato. Glauco

    ResponderExcluir
  9. Começei agora a trabalhar na área da saúde (médica) e queria comprar um bom pocket mas não faço ideia de quais são os melhores modelos hoje em dia... se alguém me puder ajudar, era bom :) Obrigada

    ResponderExcluir
  10. Alguem poderia me informar onde acho softwares da área médica para eu baixar..

    Obrigado a todos

    ResponderExcluir
  11. Olá, sou estudante de medicina e ganhei um HTC S711, gostaria de receber informações sobre programas e textos da área médica compativeis com windows mobile, e se existem sites para download grátis.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  12. Ola, estou no 6 ano e penso em adiquirir um htc touch, será que o processador de 200 mhz é mto lento? Onde e quais os programas p medicina, pricipalmente p paltao?
    grata!

    ResponderExcluir
  13. Olá comprei um htc touch e gostaria de saber onde baixo programas da area medica pra ele! quais seriam os melhores programas?
    grato

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo excelente site! Ajuda bastante pessoas Leigas no mundo da informática como eu! Estou querendo adquirir um pocketPC (smartphone) em q o sistema operacional é o WM, porém meu receio eh justamente o da maioria - e os programas médicos para WM onde adquirí-los?
    Quem puder me ajudar...
    Agradeço antecipadamente!!!!

    ResponderExcluir
  15. Na verdade o pocket tem mto mais funções q o palm, é um verdadeiro computador de bolso. Os programas q teoricamente só rodam no palm podem ser visualizados no pocket através de 2 programas - o isilo e o style tap. Portanto optando pelo pocket vc tem as facilidades de ter um sistema q abre microsoft office e acesso a tdos os programas de medicina de palm.

    ResponderExcluir
  16. comprei um htc (win mobile) e gostaria de saber como conseguir programas medicos

    ResponderExcluir
  17. gostaria de saber como conseguir programas médicos pra palm tx, grato.glauco

    ResponderExcluir
  18. Olá, gostaria de saber onde estão disponíveis programas médicos para o palm. Voce pode mandar o link para o meu e-mail?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  19. Tenho um htc e gostaria de instalar porgramas médicos. Como Faço?? Com o isilo consigo rodar programas de palm no PockePC?

    ResponderExcluir
  20. ola eu tenho um htc touch e gostava de saber onde posso baixar programas de medicina! obrigada

    ResponderExcluir
  21. Olá, comprei o Palm treo pro e gostaria de saber onde encontro programas médicos, de preferencia me portugue.... por favor!!!!!

    ResponderExcluir
  22. Preciso saber quais programas médicos posso instalar no palm treo750?

    ResponderExcluir
  23. Olá, gostaria de saber onde posso baixar programas médicos para HTC???
    Obrigada

    ResponderExcluir
  24. Comprei um Palm Treo Pro e não consigo achar um cid 10 compatível com o windows mobile. Alguem conhece como baixar? tenho tentado exaustivamente.
    Grato

    ResponderExcluir
  25. como baixar cid 10 no htc diamond?

    ResponderExcluir
  26. Olá, gostaria de saber sites para baixar programas medicos para rodar no windows mobile 6.5...e se é verdade que é possivel rodar aplicativos do palm nesse tipo de celular?
    Grata

    ResponderExcluir
  27. ola!! acabo de adquirir um samsung omnia pro com windows mobile 6.1 e gostaria de saber onde encontro programas medicos para instalar!!! obrigada

    ResponderExcluir
  28. Gostaria de saber sites para baixar programas medicos para rodar no windows mobile 6.5…e se é verdade que é possivel rodar aplicativos do palm nesse tipo de celular? Como faço? Obrigado!

    ResponderExcluir
  29. Tenho Plam treo Pro como faço para conseguir programas medicos para esta aparelho? Obrigado.

    ResponderExcluir
  30. Mb melhorzin que eu vi nessa lista ae.. porem cade o ng o elf.. 1 crack pro neo.Nao sei se e9 culpa de voces ou nao..porem po vey eu como mutois outros que jogam tibia e nao gostam de ficar gastando rios de dinheiro pra ter 1 bot ou 1 p.a estamos sentindo falta deles :SSe puderem colocar um tf3pico um textinho ake mesmo sei la falando sobre isso explicando aos players ajudaria mto :DAtt.

    ResponderExcluir
  31. Mas meu nome não é esse. Não posso me identificar.

    ResponderExcluir