segunda-feira, 9 de abril de 2007

Como Pesquisar no Google

A Internet vem ganhando força como fonte de informação, tanto para estudantes quanto para profissionais da saúde. Hoje é comum recorrermos primeiro à Web, ou mais precisamente ao Google, quando precisamos pesquisar sobre determinado tema. Porém, como a quantidade de informações disponíveis na rede é enorme, encontrar o que realmente queremos pode não ser assim tão fácil. Existem várias maneiras de se otimizar uma consulta no Google, mas muitas pessoas desconhecem a existência desses recursos especiais. Por isso, reuni aqui algumas dicas que podem tornar suas buscas, muito mais eficientes:
  • As pesquisas Google não são sensíveis a maiúsculas e minúsculas. Tanto medicina quanto Medicina retornarão os mesmos resultados.
  • Buscas no Google não são sensíveis a acentos. Tanto medico quanto médico, retornarão os mesmos resultados. Para forçá-lo a considerar acentos, utilize o sinal + (mais), antes do termo desejado. Por exemplo, +médico retornará apenas resultados com a palavra médico (acentuada).
  • O Google procura exatamente pelas palavras que você colocou no campo de busca. Se você digitar medi, irão aparecer apenas resultados com o termo medi e não medico ou medicina.
  • Para pesquisar frases, use aspas. Exemplo: “escolhendo uma especialidade medica”.
  • Para impedir que certas palavras apareçam nos resultados das buscas, utilize o sinal - (menos). Se você digitar medico, aparecerão dentre os resultados, sites sobre Ato Médico. Considerando que sua busca não tem nada a ver com o Ato Médico, pesquisando medico -ato, os resultados que contiverem a palavra ato não serão mostrados.
  • Para encontrar rapidamente a definição de um termo, utilize define:termo. Pesquisar por define:medico, por exemplo, retorna a definição da palavra Médico.
  • O Google armazena cópias das páginas que indexa. Se você está com problemas para acessar uma URL ou ela já não existe mais, tente procurar no cache do Google. Basta digitar cache:link. Exemplo: cache:www.letrademedico.com.br.
  • Você pode usar o Google para procurar palavras em apenas um site específico. Para isso, digite site:link. Para pesquisar por medicina no site Letra de Médico, por exemplo, utilize medicina site:www.letrademedico.com.br.
Pesquise primeiro por frases restritivas. Tente prever de que forma a informação que você procura estaria escrita na Web. Caso não encontre, use buscas genéricas. Se você quer saber como diagnosticar a hepatite C, pesquise por “como diagnosticar a hepatite c”. Nesse exemplo, o Google retornará apenas um resultado, mas ele tem exatamente a informação que você necessita. Outra boa escolha seria pesquisar pelos termos principais, diagnostico “hepatite c”. Serão apresentados vários resultados relevantes. Uma busca genérica por hepatite c retornará mais de 700 mil referências e boa parte delas serão, com certeza, irrelevantes.

Dica Final: O Google disponibiliza para download, uma barra de ferramentas que se integra ao seu navegador. Além de agilizar e facilitar as buscas, a Barra de Ferramentas Google vem com bloqueador de pop-ups indesejados, corretor ortográfico e tradutor instantâneo de páginas Web, do inglês para o português. Clique na imagem abaixo e faça o download do Google Pack. Além da Barra de Ferramentas Google, você terá a opção de instalar outros programas úteis como o Adobe Reader (leitor de arquivos PDF) e o Skype (voz sobre IP). Aproveite, tudo isso é grátis!

3 comentários: